SOBRE
Uma breve história
da Casa dos Síndicos
Em 1982, Bernardino Vendruscolo trabalhava no setor de Segurança Interna da REFAP/PETROBRAS, em Canoas. Tinha, na ocasião, 28 anos. Nesse período, adquiriu, através do sistema de Cooperativa Habitacional financiado pela CEF/BNH, seu primeiro imóvel, localizado em uma das 992 unidades habitacionais do Parque Residencial Teresópolis (PARETE), situado na Rua Orfanatrófio, em Porto Alegre.
Bernardino ficou muito conhecido entre os futuros condôminos durante a participação nos grupos de trabalho do INOCOP – serviço que preparava as pessoas para conviverem em condomínio. Assim, recebeu o apoio de um grande número de pessoas e atendendo ao apelo, decidiu concorrer à eleição de Síndico do Condomínio. A convocação ocorreu pelos jornais e a Assembleia foi realizada no Colégio Rosário.
Bernardino acabou sendo eleito Síndico do conjunto habitacional mesmo antes de morar no local. Naquela época, os Síndicos eram, em sua maioria, funcionários públicos aposentados ou militares – tratava-se, praticamente, de um pré-requisito para o cargo. Portanto, a sua eleição foi uma verdadeira surpresa.
A excepcionalidade da situação trouxe dúvidas a alguns condôminos, que questionavam se aquele jovem recém-chegado teria condições de administrar os quase mil imóveis distribuídos em 60 blocos. Apesar disso, seu trabalho foi reconhecido, o que lhe garantiu a reeleição.
As conquistas, entretanto, não foram fáceis. Um exemplo dos desafios enfrentados era a ausência de informatização de dados, o que fazia com que a Administradora da época demorasse de 10 a 15 dias para repassar a posição financeira do Condomínio. Naquele momento a inflação do país variava entre 60 e 80% ao mês, quando a entrega das informações ocorria, os dados já estavam completamente desatualizados. Era necessário muito esforço e criatividade para fazer planejamentos e atender os compromissos mensais.
Diante desse quadro, em 1984, juntamente com outro sócio, Bernardino liderou a abertura da Administradora de Imóveis Gaúcha, com um propósito ousado para a época: uma conta bancária própria para o Condomínio. A proposta era inovadora, mas as condições para sua implementação mostraram-se complicadas. Para se ter uma ideia, não existia previsão de obrigatoriedade na legislação sobre a criação de um CNPJ para os Conjuntos Residenciais, o que impedia, portanto, a abertura da almejada conta bancária própria. Após inúmeras tratativas, a Administradora conseguiu abrir a referida conta no Banco Sul Brasileiro – que, infelizmente, logo sofreu intervenção e veio à falência.
A data de 1º de julho de 1986, foi marcante para a vida do fundador da Casa dos Síndicos, no dia em que estava completando oito anos de trabalho na REFAP/PETROBRAS, Bernardino pediu demissão. A ideia era se dedicar, exclusivamente, à Administradora.
Ainda no ano de 2016, a Administradora Casa dos Síndicos passou por mudanças em sua base administrativa e gerencial, com isso, a Dra. Andréia Vendruscolo, passa a integrar a direção da empresa ao lado de seu pai, Bernardino.
Ao mesmo tempo, acelerava a construção do novo prédio que sediaria a futura sede da empresa em Canoas, situada na Rua Brasil nº 296, concomitantemente, crescia a busca por um imóvel na cidade de Esteio, afim de inaugurar a primeira sede na cidade vizinha.
Foi no dia 28/06/2018 que inaugurou a atual sede de Canoas, em uma festa marcada na história da cidade. Presentes diversos amigos, clientes, antigos colaboradores, autoridades locais e regionais, e personalidades representativas do segmento condominial gaúcho.
No dia seguinte, 29/06/2018, inauguramos a primeira sede de Esteio, duas lojas locadas no centro da cidade, na famosa “Rua Coberta”, o evento repetiu o sucesso da noite anterior.
Em que pese o período de muitas conquistas e crescimento, essa época também foi marcada por um momento de dor para a família Casa dos Síndicos.
Pouco mais de três meses, no dia 13/10/2018, o fundador da Administradora Casa dos Síndicos, Bernardino, falecia de câncer.
Em que pese a notícia pegou muitos de surpresa, a doença já acompanhava o empresário desde o ano de 2013. Mais uma vez, a empresa teria novos desafios a superar, e assim aconteceu.
Assume por vez a direção da empresa, a filha Andréia Vendruscolo, corretora de Imóveis, advogada especialista em condomínios, com ampla experiência na área condominial, atuante na empresa desde o ano 2000, ao seu lado, a irmã Anita Bibianna Vendruscolo, então estudante de direito.
As irmãs trabalham, agora, em conjunto para dar continuidade ao caminho trilhado pelo fundador Bernardino, sempre mantendo os mesmos valores, de respeito, seriedade e dedicação, e com o mesmo entusiasmo na busca constante de inovações no mercado da administração de condomínios.
Desde então, sendo uma empresa familiar e estando na sua segunda geração, a Administradora Casa dos Síndicos permaneceu em expansão, ampliando sua área de atuação para outras cidades da Região Metropolitana e Vale dos Sinos. Não obstante, vem investindo em tecnologias, campanhas sustentáveis, conhecimento qualificado e direcionado através de Universidade Corporativa, além de obter certificações, como a renomada ISO 9001 e GTPW – Great Place To Work.
Em 2019, a empresa adquiriu sua sede própria em Esteio, no prédio comercial mais moderno da cidade, inaugurando sua primeira agência Casa do Síndicos Select, um projeto sofisticado e moderno, pensado no futuro de comercialização de franquias da marca. A nova sede inaugurou em outubro de 2020.
No ano de 2021, as irmãs Andréia e Anita Bibianna, fundaram a CS Educa – Centro de Treinamento que visa à entrega cursos de qualificação para síndicos, prestadores de serviços e profissionais interessados em atuar no mercado condominial.
No mesmo ano, ambas adquiriram a Imobiliária Esplanada Imóveis, com 40 anos de história na Capital dos Gaúchos, assumindo então a direção da empresa, a Dra. Anita Bibianna, ao lado da sua irmã Andréia.
Nasce assim, o Grupo CS Negócios Imobiliários, que contempla as empresas: Administradora de Condomínios Casa dos Síndicos, CS Educa e Imobiliária Esplanada Imóveis.
Avante Grupo CS!
Eles fazem parte da nossa história
“No dia 17 de setembro de 1996 começou minha trajetória na Casa dos Síndicos de Porto Alegre, desde então, já se passaram 25 anos. Sem nenhum conhecimento no ramo (havia trabalhado por 18 anos em uma instituição bancária), o Sr. Bernardino me deu a oportunidade no setor de locação de imóveis. Com o passar do tempo fui transferido para o setor de cobrança, e, mais trade passei a exercer a função de caixa. Em setembro de 2007 fui convidade pelo Sr. Bernardino para passar a exercer minhas atividades na então filial de Canoas, na função de Gerente Financeiro, responsável direto pelo controle e pagamentos de todas as despesas dos Condomínios e da empresa. Quando fiz 15 anos de empresa, ganhei uma grande festa, com direito a valsa e tudo. Hoje, divido a Gerência do Setor Financeiro com outro colega em virtude do crescimento da empresa. Serei eternamente agradecido ao Sr. Bernardino Vendruscolo pela oportunidade que recebi mesmo ele não me conhecendo, e sem eu ter qualquer experiência.”
“Há aproximadamente dez anos cheguei a Canoas vindo à procura de algo melhor para minha carreira profissional. Venho de uma cidade muito pequena de aproximadamente 10 mil habitantes. Confesso que não foi fácil no início. Tudo era muito diferente, mas eu queria lutar e vencer. Foi onde tive a oportunidade de trabalhar nessa empresa que já considero como minha segunda casa. Foi aqui, na Administradora Casa dos Síndicos que me encontrei profissionalmente, pois hoje posso dizer que eu amo o meu trabalho. A empresa é acolhedora, se preocupa com seus colaboradores, e dá oportunidade de crescimento profissional. Trabalhando aqui, conquistei muitos dos meus sonhos. E por isso, tenho orgulho de fazer parte de 1/3 desta história, e se me perguntarem o que me inspira a continuar aqui, eu respondo: “Estou fazendo planos para os próximos 10 anos!” Agradeço de coração e Avante CS!”