Nos dois casos existem diversas vantagens e desvantagens. Veja a seguir.
Vantagens do síndico orgânico
A primeira grande vantagem de um morador é a maior facilidade para entrar em contato com ele, por também residir no condomínio.
O síndico morador está em contato direto com seus vizinhos, o que faz com que consiga compreender melhor quais são as necessidades de todos.
O síndico orgânico acaba conhece melhor o espaço e os principais problemas que acontecem, o que ajuda no momento de resolvê-los.
O custo para se manter um síndico morador é menor, pois em geral estes não recebem um “salário alto” pelo cumprimento de suas tarefas e jornada de trabalho.
Desvantagens
A principal delas é o fato de que nem sempre o morador pode ter as habilidades necessárias para exercer suas funções.
O síndico orgânico pode não possuir experiência em negociar com fornecedores e até mesmo não ser firme na supervisão que se faz necessária diariamente.
Outra desvantagem é que, em geral, o síndico exerce outra profissão. Isso pode gerar sobrecarga de trabalho e inabilidade em conciliar as duas atividades.
Vantagens do síndico profissional
Um dos primeiros benefícios é a formação específica para a função.
Em sua maioria, são administradores ou gestores, o que os torna aptos a realizar tarefas com um maior nível de habilidades e experiências. Por ser sua profissão, ele acaba dedicando mais atenção e energia no cumprimento de suas atividades.
Outra vantagem é que, por não ser um morador, ele consegue ter o distanciamento crítico necessário para que assuntos que exijam mais racionalidade sejam resolvidos, sem que deixe sobressair seus vínculos afetivos.
Desvantagens
A primeira delas é o fato de que os custos poderão aumentar, pois ao contrário do morador, este precisará receber um salário e benefícios para cumprir suas tarefas, afinal, foi contratado exclusivamente para isso.
A profissão de síndico ainda não foi regulamentada no Brasil e um profissional externo não acompanha com tanta proximidade a vida dos moradores, o que pode fazer com que alguns problemas passem despercebidos.
Gostou das informações? Acompanhe as nossas publicações para se manter atualizado.
Imagem: Freepik.
Créditos: Redação Casa dos Síndicos.