Quem é responsável por cuidar da manutenção elétrica no condomínio?

eletrica-condominio

As instalações elétricas de um empreendimento têm durabilidade de, aproximadamente, 30 anos. Porém, a demanda por energia elétrica cresceu muito.

Um exemplo: nos anos de 1980, um chuveiro elétrico comum tinha potência de 1.800W, hoje pode chegar a 6.000W. Isso sem falar no surgimento de micro-ondas, computadores, celulares, internet etc.

Com isso, podemos calcular que é comum que alguns condomínios ainda contem com instalações um tanto ultrapassadas. E aí vem a pergunta do nosso título: quem é responsável por cuidar da manutenção elétrica no condomínio?

a) O síndico

b) Os moradores

c) A empresa administradora

O síndico é corresponsável pela segurança dos moradores. Por isso, é responsabilidade dele e também dos administradores tratar a questão da manutenção elétrica dos prédios com muita seriedade e atenção.

Uma dica: o guia Norma Brasileira de Instalações Elétricas chamado NBR-5410. Trata-se de uma norma técnica que já existe há mais de 70 anos, mas que ainda é desconhecida por muitos profissionais da área.

Esse guia é de compreensão bem fácil e pode ser encontrado para download no site da Procobre. Ainda no site, é possível, a partir de algumas perguntas, avaliar como anda a qualidade e a segurança da instalação elétrica da sua casa e saber se é necessário ou não contratar um eletricista.

Entretanto, no caso de condomínios, não adianta que cada morador verifique o seu quadro de luz, a fiação e os equipamentos utilizados no seu apartamento se toda a instalação do prédio estiver fora de ordem.

O ideal é que exista uma manutenção preventiva, assunto que abordaremos a seguir. Acompanhe nossas publicações para estar sempre bem-informado. Até o nosso próximo encontro.

Esse artigo foi útil?
SimNão
Compartilhe esta notícia
Relacionados